Notícias, artigos e outros materiais do Autentique
NotíciasOutros
O COVID não vai acabar com você, mas não ser digital vai!

O COVID não vai acabar com você, mas não ser digital vai!

Não apenas pela crise gerada pelo COVID-19 como também por qualquer outro motivo, para uma empresa, deixar de vender significa não ter lucro e mais, ter prejuízo, com estoque parado ou quebra no fluxo de caixa.

Com o Novo Coronavírus os empresários foram obrigados a fechar as portas do seu comércio e muitos se viram sem saída. Mas, como sabemos, se a vida da limões, faça limonada… Essa é uma ótima oportunidade para que você modernize seu comércio e passe a vender ou continuar gerando novos negócios e contratos mesmo sem ser fisicamente , criando diferenciais para nadar de braçada em um mercado menos competitivo.

Ok, mas o que você pode fazer...

1. Trabalho remoto e jornada flexível

Bom, essa não é para todos, mastrabalho remoto (home office) e jornada flexível são realidades aplicadas mundialmente por empresas de diferentes ramos de atuação, como Google, Nubank, 3M, Philips e Locaweb.

O que torna o trabalho remoto vantajoso para essas empresas é a união da jornada flexível, onde o colaborador quem faz seu próprio horário, com a definição de metas para seu funcionário.

Algumas empresas também utilizam aplicativos para monitorar o tempo de trabalho desses colaboradores, além de fazer reuniões rotineiras para ajuste de objetivos e feedbacks.

Mas, a realidade é: o que importa o que o seu funcionário está fazendo ou onde ele está se no final do mês ele bate todas as metas ou até mais?

O que importa são as vendas e os contratos fechados.

Isso não significa apenas criar um grupo de Whatsapp e começar a trabalhar em casa, o trabalho remoto possui seus próprios desafios e criar os processos e ferramentas para manter a produtividade são, por si só, uma ciência. Nós aqui no Autentique utilizamos Slack para manter todas as conversas sobre trabalho em um só lugar e Zenkit para gerenciar as tarefas e prazos de cada um, outras ferramentas excelentes como Trello e Monday.com podem ajudar bastante a sua empresa a manter o controle das coisas mesmo a quilômetros de distância.

2. Fechar contratos online (assinatura digital)

Mais uma novidade não é tão nova assim =P

Utilizando a assinatura digital (e online) você continuará fechando contratos e assinando documentos digitalmente com pessoas e empresas em qualquer lugar do país, sem ter que apertar mãos pessoalmente e pegar na caneta, ou seja, sem risco de contrair COVID-19 ou outro vírus, rs.

As aplicações são inúmeras, não apenas aos negócios fechados por contratos como também para comprovação de recebimentos, declarações, termos, comprovantes, recibos e afins.

No Autentique, por exemplo, alguns clientes usam a assinatura digital para comprovação de  entrega de provas, assinaturas de atas de reunião de condomínio ou SA e aluguel de navios (é mais frequente do que você imagina). 

Seja o que for, você continuará formalizando acordos até mesmo com o Acre!

3. Vender online

Os noticiários estão repletos de histórias de empresários que foram obrigados a se reinventar para continuar vendendo. Eles passaram a utilizar a venda online, seja por e-commerce, WhatsApp, ou redes sociais. Enfim, todos tiveram que dar um jeitinho brasileiro.

E, diferente do que você pensa, manter suas vendas online não é custoso. A redes sociais, as quais citamos acima, são gratuitas, por exemplo. Outra dica é surfar a onda colaborativa gerada pela pandemia e utilizar serviços gratuitas que empresas estão disponibilizando aos usuários. O Santander, por exemplo, liberou uma plataforma para venda online de produtos e marketplaces como o Mercado Livre, Amazon e Magazine Luiza podem dar um bom efeito de "loja no shopping" para você começar a vender sem precisar construir a reputação de um site novo.

É claro que, assim como em um negócio físico, nada cai do céu, você terá que ter um esforço de venda, é quase como começar a empresa do zero. Mas se você conseguir emplacar essa, as portas de um mercado muito maior se abrem para você e, como dizem, é a necessidade que gera a oportunidade =] 

4. Esteira de produtos

Provavelmente surjam objeções como “Meu produto não pode ser vendido online”.

Primeiro, não estamos falando aqui de produtos digitais e de como você poderá vender cursos ou receitas milagrosas. Você terá que continuar a enviar seu produto ou entregá-lo fisicamente, por exemplo.

Mas, outra sugestão é que você diversifique seus produtos. Isso não significa mudar de ramo. Significa que você pode pensar em ter produtos de maior ou menor valor agregado para poder driblar problemas ou objeções.

Um advogado, por exemplo, que não pode ir ao fórum, pode oferecer outros serviços como consultoria ou criação de contratos.

Uma loja de calçados, além de vender o tênis, pode vender a meia e até um produto impermeabilizante.

Busque alternativas para o seu produto vender mais fácil e online.

Você saberá melhor que nós sobre o seu ramo e quais alternativas você pode criar.

..

Você é o dono da empresa e é você quem faz as regras, nada impede você de adotar medidas para não correr riscos em tempos de pandemia ou além. Portanto, atualize-se, atualize sua empresa e pense em soluções de vendas que se mantenham no mundo físico e online.

Quando você perceber, já estará aplicando todas as práticas acima e, mesmo depois de passada a crise e as portas da sua empresa estiverem abertas, você poderá manter essas ações e tirar proveito delas para nadar de braçada em um mercado menos competitivo.

digital

Se quiser saber mais, é só perguntar, estamos aqui para ouvir você, nem que seja só para jogar conversa fora